.

.
Cuidados para assar um bolo

Por que meu bolo não deu certo? + 10 dicas para não errar mais!

Deu ruim? O bolo ficou solado? Rachou? Parecia assado, mas por dentro ficou cru? Cresceu só no meio? 

A primeira coisa que você precisa fazer é (aceitar que dói menos) entender o que pode ter acontecido com o seu bolo para que desse errado.

A qualidade dos ingredientes, o forno, o tipo de forma, a temperatura, tudo pode influenciar o resultado final de um bolo. 

Bater demais a massa, por exemplo, é um dos erros mais comuns e pode resultar em um bolo solado. 
Alguns fatores dependem também do tipo de bolo, para bolos do tipo pão de ló, por exemplo, o segredo é misturar bem a manteiga e o açúcar para resultar em um bolo fofo e úmido.

Algumas vezes o problema pode ter solução, é só fazer um remendo aqui, cortar as bordas, reaproveitar a massa para fazer cake pop, disfarçar as imperfeições com uma boa cobertura, mas em outras vezes não. 

O bolo vai ter que ir para o lixo e você vai ter que respirar fundo e tentar novamente.

Para te ajudar a entender onde foi que você errou e, principalmente, para te ajudar a não repetir os erros, o Socorro na Cozinha de hoje listou os erros mais comuns e algumas de suas causas.



Se formou uma corcova: 
O forno estava muito quente quando você começou a assar o bolo, isso faz com que se forme rapidamente uma crosta sobre a massa.
Tem farinha demais.

Se o bolo ficou com textura granulada/esfarelando: 
Tem fermento ou bicarbonato demais.
Temperatura muito baixa.
A manteiga e o açúcar não foram batidos o suficiente.
Tem pouco líquido.

Se o bolo rachou:
Temperatura muito alta.
Tem farinha ou fermento demais.


Se o bolo afundou:
Temperatura muito baixa.
O forno foi aberto antes do tempo mínimo de cozimento (cerca de 20 minutos).
A forma é muito alta.
Tem excesso de gordura ou açúcar ou fermento.
Não tem farinha suficiente.


Se o bolo ficou duro/seco:
Temperatura muito alta.
Não tem gordura ou açúcar suficiente.
Tem farinha demais.
Ficou assando tempo demais.


Se o bolo não cresceu:
Temperatura muito alta.
Não tem fermento suficiente ou o fermento está velho/vencido.
A forma é muito grande para a quantidade de massa.
A massa foi excessivamente misturada.


Se as laterais queimaram:
A forma é muito fina.
O bolo ficou tempo demais no forno.
Excesso de manteiga para untar.


Se o bolo solou:
Excesso de farinha ou de líquidos.
A massa foi excessivamente misturada.
Não tem açúcar ou ovos suficiente.
O fermento utilizado está velho/vencido ou em pouca quantidade.

Para não errar mais: 

1. Guarde o fermento fora da geladeira e fique sempre atenta a data de validade. Além disso, ele deve ser o último ingrediente a ser adicionado à massa.

2. Utilize farinha de trigo sem adição de fermento pois cada receita exige uma quantidade diferente e sempre peneire a farinha antes de adicionar à massa, isso irá evitar a formação de grumos e contribui para que a massa fique aerada.

3. Você pode guardar os ovos na geladeira, mas na hora de utilizá-los devem estar em temperatura ambiente. Antes de adicioná-los à massa, quebre um a um em um recipiente separado para verificar que nenhum esteja estragado.

4. Antes de assar o bolo, pré-aqueça o forno por 10-15 minutos. Quando estiver assando, só abra a porta do forno quando o tempo de cozimento estiver próximo do tempo indicado na receita (nunca abra antes de 20 minutos).

5. Após retirar o bolo do forno, não coloque sobre uma superfície fria ou deixe ele em cima do fogão. Se a massa esfriar rapidamente ela murcha, por outro lado, se ela demorar para esfriar pode ressecar.

6. Desenforme o bolo após 15 minutos que foi retirado do forno. Antes disso o bolo ainda está quente e macio e a chance de quebrar é maior, depois desse tempo a gordura começa a endurecer e o bolo pode grudar na forma. Passe sempre uma faca ou espátula nas laterais para que o bolo desenforme com mais facilidade.

7. Na hora de bater a massa, alterne os ingredientes secos e líquidos e não bata muito após adicionar a farinha. Se a receita pedir claras em neve, elas devem ser incorporadas por último, misturando delicadamente à massa.

8. Para que o bolo não transborde da forma, o ideal é preencher somente 2/3 dela com massa. Verifique também se as grades do forno estão niveladas e mantenha a forma de bolo sempre no centro do forno.

9. Para verificar se a massa assou por completo, o ideal é usar o dedo indicador para pressionar levemente a superfície do bolo, se a massa afundar e demorar para voltar precisa assar um pouco mais. Caso contrário, o bolo está pronto. Evite espetar um palito, pois isso faz com que o ar da massa saia, podendo deixar o bolo solado.

10. Unte a forma com cacau em pó, açúcar ou farelo de aveia ao invés de farinha de trigo e retire bem o excesso. Além de adicionar um sabor, evita a formação daquela crosta branca no bolo.


Assar bolos perfeitos requer paciência e qualquer descuido pode colocar todo seu trabalho a perder. Isso porque cada etapa exige atenção e cada ingrediente cumpre uma função específica, por isso é importante seguir a ordem de adição descrita na receita e utilizar sempre ingredientes frescos e de qualidade.


https://bakechoice.wordpress.com

                                               
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário